pt
02 setembro 2022

Benefícios da Inteligência Artificial Incorporada

  • Benefícios da Inteligência Artificial Incorporada

Estamos habituados a conviver com a Inteligência Artificial (IA) presente em quase todos os aspetos das nossas vidas. Anteriormente, o uso de inteligência artificial exigia enormes salas de servidores e grande poder computacional, inevitavelmente um investimento significativo em recursos de energia e computação. Agora, mais tarefas são realizadas por dispositivos localizados no nosso mundo físico, nas "equipas de campo". Por não ter que transmitir dados brutos para um servidor para análise, a Inteligência Artificial em dispositivos de campo ou "Inteligência Artificial Incorporada" é criada para tornar a inteligência artificial ainda mais omnipresente no nosso mundo. Também proporciona grandes benefícios na indústria de videovigilância.

 

Sustentabilidade

A Inteligência Artificial Incorporada tem vários benefícios em comparação com a Inteligência Artificial baseada em servidor. Em primeiro lugar, as necessidades e custos de consumo de largura de banda são reduzidos, pois menos dados são transmitidos ao servidor (também, os benefícios de segurança descritos abaixo). Reduz o custo de propriedade e também pode haver ganhos significativos de sustentabilidade, já que agora não há necessidade de manter uma grande sala de servidores. A economia de energia também pode ser alcançada no próprio dispositivo, pois pode exigir muito menos energia para realizar tarefas de IA localmente, em vez de ter que enviar dados para o servidor.

Eficiência de custos

Dispositivos de campo com Inteligência Artificial, em comparação com equipamentos de computação baseados em nuvem, geralmente não forçam a ter uma taxa de assinatura recorrente, o que evita os aumentos de preços que isso pode gerar. O foco em dispositivos de campo também permite que os utilizadores finais invistam na sua própria infraestrutura.

Maior escalabilidade

Câmaras que incorporaram Inteligência Artificial podem tornar uma instalação de vídeo mais flexível e escalável, o que é particularmente útil para organizações que desejam implementar um projeto em etapas. Mais câmaras e dispositivos habilitados para IA podem ser adicionados ao sistema à medida que as necessidades evoluem, sem que o utilizador final tenha que comprometer, desde o início, com servidores grandes, GPUs caras e largura de banda significativa.

Maior eficiência operacional e segurança

Como a análise de vídeo é realizada no (dispositivo), só é necessário enviar os metadados pela rede, o que também melhora a segurança cibernética, já que não há dados confidenciais no trânsito que os hackers possam intercetar. O processamento é feito na câmara, portanto não há necessidade de enviar dados brutos ou fluxos de vídeo pela rede.
Como a análise é realizada localmente no dispositivo, a Inteligência Artificial elimina atrasos na comunicação com a nuvem ou um servidor. As respostas vêm mais cedo, o que significa que tarefas como focar automaticamente câmaras em um evento, conceder acesso ou acionar um alerta de intrusão podem acontecer em quase tempo real.
Além disso, executar inteligência artificial embutida em um dispositivo pode melhorar a precisão dos gatilhos e reduzir alarmes falsos. Contagem de pessoas, medição de ocupação, gestão de filas e outros, podem ser feitas com um alto grau de precisão graças à Inteligência Artificial incorporada, que usa Deep Learning. Isso pode melhorar a eficiência das respostas dos operadores e reduzir o incómodo, pois não têm que responder a falsos alarmes. As câmaras alimentadas por IA também podem executar várias análises de vídeo no mesmo dispositivo, outra melhoria de eficiência que significa que os operadores podem facilmente implantar IA para alertar sobre possíveis emergências ou invasões, detetar incidentes de segurança ou rastrear suspeitos, por exemplo.


Melhorias na qualidade do vídeo

Ao utilizar inteligência artificial incorporada, a qualidade do vídeo capturado é melhorada. A redução de ruído pode ser realizada localmente num dispositivo e, ao usar Inteligência Artificial, o ruído em torno de objetos de interesse pode ser especificamente reduzido, como uma pessoa a mover-se numa área detetada. Recursos como o BestShot garantem que os operadores não precisem passar por muitas imagens para encontrar o melhor ângulo de um suspeito. Em vez disso, a IA oferece o BestShot imediatamente, ajudando a reduzir os tempos de reação e acelerar as investigações pós-evento. Ele tem o benefício adicional de economizar espaço de armazenamento e largura de banda, pois apenas as melhores imagens capturadas são transmitidas e armazenadas.
A tecnologia de compactação baseada em IA também trabalha para aplicar uma baixa taxa de compressão aos objetos e pessoas que a IA deteta e rastreia, ao mesmo tempo em que aplica uma alta taxa de compressão ao campo de exibição restante, minimizando os requisitos de armazenamento de dados e a largura de banda da rede.


Usando metadados

Câmaras com Inteligência Artificial embebida oferecem metadados para softwares de terceiros através de uma API (interface de programação de aplicativos). Isso significa que os integradores de sistemas e parceiros de tecnologia podem usá-lo como um primeiro meio de classificação de IA e, em seguida, aplicar processamento adicional nos objetos classificados com o seu próprio software, adicionando outra camada de análise em cima.

Flexibilidade

Não há um único ponto de falha ao usar inteligência artificial incorporada. A Inteligência Artificial pode continuar a funcionar mesmo que a rede ou o serviço de nuvem falhem. Os gatilhos ainda podem entrar em ação localmente ou serem enviados para outro dispositivo, com gravações e eventos enviados para o computador central quando as conexões são restauradas.
A Inteligência Artificial é processada em dispositivos de campo quase em tempo real, em vez de transmitida para um servidor ou um serviço remoto em nuvem. Isso evita que conexões de rede potencialmente instáveis atrasem as análises.


Benefícios para os instaladores

Especificamente para instaladores, oferecer IA embebida como parte das suas instalações ajuda-os a diferenciarem-se no mercado, oferecendo soluções para usos diferentes. As soluções out-of-the-box são muito atraentes para utilizadores finais que não têm tempo ou recursos para configurar análises de vídeo manualmente.
Câmaras com Inteligência Artificial, como as da série Wisenet X e série P, funcionam desde o momento da instalação, por isso não é necessário que especialistas em análise de vídeo configurem as análises. Os instaladores não têm de perder tempo a configurar softwares complexos no lado do servidor. Isso também tem um impacto positivo no tempo de formação dos instaladores e nos custos.
 

Olhando para o futuro

O futuro da Inteligência Artificial incorporada é muito promissor. Cada vez mais fabricantes procuram formas de expandir a classificação feita por câmaras com Inteligência Artificial e até mesmo avançar para o uso de câmaras com Inteligência Artificial como plataforma, para permitir que integradores de sistemas e empresas de software criem os seus próprios aplicativos de inteligência artificial que funcionam nas câmaras.

 

Fonte: Uri Guterman, Gerente de Produto e Marketing da Hanwha Techwin Europe.
Website Hanwha Techwin

Partilhar Partilhe esta notícia nas redes sociais
Fale connosco! Aguardamos o seu contacto
Fale connosco! Tem alguma dúvida ou sugestão?
Nome  
Email    
Empresa  
Assunto
 
Li na totalidade e concordo com os termos e condições apresentados. Saber mais
 
Enviar Mensagem